segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pombos-Giras


É mister se compreender, que elas são espíritos, buscando a elevação.
A Umbanda evolui e na atualidade se apresenta culta, superando os tabus e crendices. Não mais se pode aceitar Exus e Pombos-Giras, com aspectos aterrorizantes, fantasmagóricos ou imorais, pelo contrário.
Elas são espíritos que, quando viveram na Terra, pertenceram a diversos povos e diferentes camadas sociais. Por isso não podem ser consideradas exemplos de mau caráter ou de vulgaridade; também não devem ser confundidos com espíritos perturbadores, os infelizes quiumbas, que se encontram mergulhados na mais profunda negatividade. As Pombos-Giras, ao contrário, são as "Guardiãs da Luz" e nos dão alento e proteção quando necessitamos de apoio espiritual e mesmo material. São espíritos mais próximos da nossa realidade de encarnados no planeta Terra.
Com suas maneiras alegres, calorosas e compreensivas que apresentam quando manifestadas, essas entidades permitem que nos afinemos melhor com elas, tendo-as como amigas que nos cercam e protegem. São de muita seriedade e muito trabalhadoras.

Elas, se apresentam em trages coloridos, podendo ser Ciganas de porte aristocrático, ou mulheres apenas comuns de porte vulgar. Dançarinas populares de Tabernas, Cortesãs, enfim, amando a alegria e a noite.
Porque não chamá-las de "Espíritos Eternos das Noites Felizes"?
Espíritos que , embora conscientes de seus erros e com possíveis possibilidades de muitas já poderem estar trabalhando em outra condição, decidiram ficar do lado contrário, amparando e ajudando na evolução de outros espíritos. Viver do lado das trevas tendo compreensão da luz, necessita força e muita convicção na sua trajetória espiritual evolutiva, diante das intempéries do caminho.
Subordinadas às energias superiores, são compro­missadas com as leis divi­nas e estagiam em graus médios da espiritualidade, praticando o bem, caminhando na luz em bus­ca de sua própria evolução. Tri­lham no astral inferior apenas para combater o mal: desfazem feitiços, trabalhos de magia negra em pes­soas e ambientes; resgatam os espíritos malígnos e obsessores, responsáveis por separações de casais; vícios de bebidas e drogas; embaraços nos negócios; pertur­bações; discussões em família e uma infinidade de malefícios...
En­caminham estes espíritos a um guardião-chefe, onde passam por uma triagem e, após se redimirem de seus erros, são batizados e preparados para cumprir sua missão, juntamente com a Pombo-Gira que lhes resgatou.
As Pombos-Giras, no cumprimento de suas missões, evoluem por mé­rito de seu sacrifício, a con­dição de progredirem como elementos da linha positi­va.
Entretanto cabe lem­brar, que o estágio seu evolutivo é inferior ao dos caboclas, baianas, pretas-velhas, falangeirasde Yansã, Oxum, Yemanjá etc., o que também não significa que não sejam evoluídas - ape­nas encontram-se num es­tágio abaixo.
Sua energia é mais densa e sua vibração ou força de incorporação está mais próxima ou simi­lar à vibração da Terra, exi­gindo dos médiuns uma concentração diferenciada da que possam sentir ao in­corporarem uma cabocla, um baiana ou preta-velha. Fato é que, quanto mais evoluída for a entidade a ser incorporada, mais sutil será a incorporação e a energia sentida.
Há também de se lembrar que, quando um médium incorpora uma Pombo-Gira, ele está ativando seus chackras infe­riores e, se este médium for despreparado ou tiver conduta questionável, po­derá interferir na incorpo­ração: ele dará vazão aos seus sentimentos meno­res, transferindo para a Pombo-Gira o seu tipo de compor­tamento e neste caso não há dúvidas - o médium está mistificando um ato sagra­do da espiritualidade.
Outro aspecto a ressal­tar é que esse estágio es­piritual onde se encontra, em nada a impede de trabalhar harmoniosamen­te com as entidades mais evoluídas, até porque a questão hierárquica, no Pla­no Astral, é sublimada: lá não existem disputas pelo poder, pois, todos estão conscientes de suas tare­fas e de seus graus.
Na tentativa de manter o culto aos seus deuses no Brasil, os negros escravos buscaram pontos de convergência entre a trajetória dos santos católicos e os orixás . Santo Antônio é a representação dessas entidades, simplesmente por questões similares como a cor de ambos e governança: o número sete, os cemitérios, encruzas e sua personalidade forte.
Nas perseguições sistemáticas, pelos missionários catequizadores, essas entidades foram associadas ao Diabo. Nesta mistura de mentiras, médiuns despreparados, se diziam quando incorporados, que recebiam espíritoscom formas demoníacas, como rabos e chifres, fazendo com que comerciantes inescrupulosos e ignorantes criassem uma imagem, cada vez mais distorcida e tenebrosa.
Verdade é que, a forma original das Pombos-Giras é humana, com dois braços, duas pernas, dois olhos e uma cabeça. Os espíritos que compõem essa falange são espíritos como nós, contemporâneos até, diferente dos quiumbas, zombe­teiros e outros espíri­tos oportunistas, que podem mistificar os trabalhos espirituais e se passarem por Pombos-Giras. Cada ser humano têm, pelo menos, um casal de Exus que influenci­am permanentemente em seu destino.


As Pombos-Giras e suas falanges:
Estão divididas em 3 grandes linhas: Cemitério, Encruzilhada e Estrada.

Cemitério: É formada em sua maioria de servidoras de Omulú (Rei do Cemitério). Não costumam dar consulta, se apresentam principalmente em grandes obrigações, trabalhos e descarregos.
Ex: D.Maria Quitéria, D.Rosa Caveira, etc...

Encruzilhada: Esta linha serve a Orixás diversos. Não são brincalhonas como as Pombo-Giras da estrada, mas também não são tão fechadas como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também de participar em obrigações e descarregos. Algumas se aproximam muito (em suas características) da linha do cemitério, enquanto outras se aproximam mais da linha da estrada.
Ex: D. 7 Encruzilhadas, D. Maria Mulambo, D. Maceió, etc...

Estrada: São as mais "brincalhonas". Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas "brincadeiras" devem partir SEMPRE do guia e nunca do consulente. São os guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, algumas chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo. Nesta linha trabalham vários espíritos, como as Pombo-Giras Cíganas. Também se encaixam nesta linha alguns espíritos, que apesar de já terem atingido um certo grau de evolução, optaram por continuar sua jornada espiritual trabalhando como Pombo-Giras.
Ex: D. Maria Padilha, D. Rosa Vermelha, D. Cigana/Ciganinha, etc...


Pombo-Gira batizada: é toda aquela que já conhece o Bem e o Mal, embora atuem na neutralidade, por serem Senhoras do Karma. São entidades, à cujo serviço evoluem na prática do bem.
Pombo-Gira coroada: é aquela que após grande evolução como guradiã a serviço dos Orixás, recebem por mérito, a permissão de se apresentarem como elementos das linhas positivas: caboclas e falangeiras de Yansã, Oxum e Yemanjá.
Vibrações de Pombos-Gira:

Flores: Rosas de diversas cores, principalmente vermelhas.
Banhos: Verbena e Patchuli
Aroma Principal:Verbena e Patchuli
Metais: ferro, aço e mercúrio
Pedras: Ágata e Ônix
Atuação: Ajuda material.
Vibração: Proteção, guarda
Libação: Anis, Cidra e Licores Diversos

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