segunda-feira, 4 de maio de 2009

Exu - O Guardião da Luz






Exu é o grande agente mágico universal. É o fluido impessoal sem representação-forma. servindo de veículo para toda e qualquer magia, sintetizada em suas sete gradações nos sete planos de manifestação. E o subconsciente de Deus, ou melhor, é a própria essência elemental liberada em suas 1.764 combinações que vão constituir a setessência da matéria. E o veículo universal por meio do qual podem-se transmitir todas as vibrações do cosmo, meio condutor que é do som, da luz, do calor, da eletricidade, da telepatia, ondas lhertzians, microondas, etc... Isso é Exu, ou melhor, o Agente Mágico Universal que os antigos magos conheciam pelas suas sete vibrações. E o veículo da magia. Se um Preto-Velho fala com um consulente, isso é feito por meio do Exu, porque sem ele não seria possível a transmissão do som, da palavra e da comunicação entre os homens.
Hoje em dia, na Umbanda nascente, cópia do culto milenar, os agentes mágicos universais, os verdadeiros Exus, nada mais têm com a magia negra. Trabalham todos eles na Umbanda, como poderosos auxiliares dos Orixás, Guias e Protetores.


É um princípio vibratório dinâmico que está em tudo que existe. É a força que impõe o equilíbrio às criaturas que ainda têm carmas negativos a saldar. Cada pessoa tem o seu Exu, o Executor das Leis Cármicas. Exu não é bom, nem ruim, nem positivo, nem negativo. Sendo neutro, é justo.
A função do Exu consiste em solucionar, resolver todos os trabalhos, encontrar caminhos, abri-los ou fechá-los e fornecer sua ajuda e poder a fim de mobilizar e desenvolver junto à existência do indivíduo a sua situação cármica, bem como as tarefas atribuídas e delegadas a cada guia e protetor.


1- Quem é o POVO DA ENCRUZILHADA?

É o nome genérico dos Exus. Assim são denominados por serem elementos de ligação e serventia dos Orixás, eles se encontram nas interseções dos dois triângulos invertidos que representam o mundo astral e o mundo da forma. Em seus três aspectos em que a Lei de umbanda trabalha, sendo que o sétimo se encontra no prolongamento das sete interseções.
A verdadeira razão para serem chamados os Exus de ‘povo da encruzilhada”, é que cada um dos sete grandes Exus está ligado a um dos sete Orixás. No seu desdobramento gráfico morfológico, os Orixás se dispõem em dois triângulos eqüiláteros invertidos.

O mundo astral, o mundo da forma, nos seus três aspectos em que a lei de Umbanda trabalha.
2- Por que EXU bebe e fuma?

O curiador de Exu de modo geral é a cachaça ou bebidas que possuam elevado teor alcoólico. Porém, Exu bebe quando executa trabalhos quando é necessário a volatização do álcool.
Quanto mais evoluído o Exu, menos usará o álcool como curiador, podendo utilizá-lo por meio de várias operações como: incendiando-o em determinados objetos.


3- Para que servem as oferendas para EXU?

São presentes para harmonizar vibrações, que não devem ser entregues em encruzilhadas de ruas e, sim, nos cruzamentos existentes em matas, campinas, cachoeiras, entre as 21h e 24h.

4- Por que se usa pólvora ou fundanga?

A pólvora, fundanga ou tuia, serve para limpeza do campo magnético daquele que vai ser descarregado. É usada pelos Exus e pelos caboclos.

O que é a HORA GRANDE?

É a meia-noite, o meio-dia e ás seis da tarde.

Meia-noite: são liberadas todas as potências negativas do planeta.
Meio-dia: são liberadas todas as potências positivas do planeta.
Seis da tarde: são liberadas potências positivas e negativas.

Cada hora tem um planeta regente, um signo zodiacal, um presságio, um gênio e um Orixá (energia cósmica) regente. Cada hora tem sua magia própria.

Como trabalham os Exus?

As vibrações dos Exus agem dispersando e desfazendo as correntes astral-mentais negativas, parasitárias, pegajosas, enfermiças, obsediantes e manipuladas pelos magos da magia negra.
Os Exus desmancham e neutralizam trabalhos de Magia Negra, desfazem formas-pensamento nefastas, retém espíritos das organizações trevosas e desfazem as habitações dessa cidadelas, removem espíritos doentes que vampiriza encarnados retiram aparelhos parasitas recompõem corpos astrais deformados, desintegram feitiçarias, amuletos, talismãs e campos de força diversos. Os Exus atuam em todo campo de magia necessário para o restabelecimento e equilíbrio existencial dos socorridos.
Exu e a espiritualidade como um todo, abarca todos os encarnados e a cada um é dado de acordo com sua capacidade de entendimento. O Exu da Umbanda é o mesmo de todos os lugares.
Exu é o guardião das mesas de trabalhos, das portas das igrejas e centros espíritas, dos entrepostos socorrista das zonas abissais.

Existem sete Exus Guardiões da Luz para as sombras que são:




Exu é o grande agente mágico universal. É o fluído impessoal sem representação-forma, servindo de veículo para toda e qualquer magia, sintetizada em seus sete planos de manifestação. É o subconsciente de Deus.

Nenhum comentário: